Marcadores

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ENQUANTO ISSO...


ENQUANTO ISSO... At. 2. 42 a 47

Há muita murmuração a cerca do crescimento da Igreja. Especialmente com o crescimento numérico. Logicamente os números são bem vindos e necessários, mas no verdadeiro crescimento da igreja de Cristo eles estão em segundo plano. Veja bem, estão em segundo plano, e não excluído do plano de Deus. Deus quer que todos sejam salvos. O que queremos mostrar é a necessidade do crescimento espiritual de cada crente, sejam eles muitos, sejam poucos ou apenas um. A própria palavra “igreja” já pressupõe uma comunidade, um corpo e cada crente é parte desse corpo. O problema está na necessidade de cada um de nós, membros desse corpo ter o seu próprio crescimento. Uma comunidade cheia de membros que dia a dia procuram crescer na fé, no conhecimento e na prática da Palavra de Deus estará sempre crescendo, porque a vida cristã atrai os de fora e daí vem o crescimento numérico da Igreja. Atos 2 a partir do verso 42 até o 47 mostra exatamente esse modelo de crescimento para a Igreja. A Igreja do Senhor não nasceu grande, ela foi se tornando cada vez maior à medida que cada discípulo crescia individualmente na fé e na prática da doutrina dos apóstolos. O crescimento numérico é fruto do crescimento de cada indivíduo, cada discípulo, cada membro do corpo. Imagine um corpo onde os membros crescem em proporções diferentes. Será um corpo deformado sem beleza e pouco atrativo.

Veja o texto de Atos 2:

42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.                  

43 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor.

44 Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham.               

45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um.                                           

46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.

47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. ENQUANTO ISSO, a cada dia o Senhor acrescentava novas pessoas que iam sendo salvas.

Muitas vezes nós invertemos essas atribuições e queremos encher o templo de pessoas esperando que se convertam, mas essa tarefa é do Senhor. Ele é quem vai acrescentar dia a dia os novos salvos. O papel da Igreja é perseverar na doutrina dos apóstolos, cultivar o amor e a comunhão, contar com a simpatia dos de fora, colocar os seus bens e o seu tempo à disposição de todos, enquanto isso “o Senhor acrescentará dia a dia os novos salvos”. Nós não podemos acrescentar nada ao verdadeiro  crescimento da Igreja, pois não podemos salvar sequer uma alma. Isso só o Senhor pode fazer. Devemos (ir), fazer discípulos de Jesus (Mt. 28.19),  viver de forma que e nossa luz brilhe diante dos homens e eles vendo as nossas boas obras glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus.
(Mt 5,16).

ENQUANTO ISSO O SENHOR IRÁ ACRESCENTANDO DIA A DIA OS QUE VÃO SENDO SALVOS.


Lutero B. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário