Marcadores

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

ABERTO PARA BALANÇO



ABERTO PARA BALANÇO

Escolhei, pois, irmãos, de entre vós sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. At.6-3
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
1 Coríntios 4:1,2
No Passado era normal no final do ano, as empresas comerciais fecharem as portas por alguns dias para balanço. COM O ADVENTO DA INFORMÁTICA, HOJE O CONTROLE É CONTÍNUO E AUTOMÁTICO. Nessa ocasião o comerciante abaixava as portas e começava a organizar as mercadorias nas prateleiras e no estoque que forma que tudo ficasse fácil para a contagem, ou inventário. Contavam peça por peça, quilo por quilo, dúzia por dúzia e caixa por caixa. Lançavam todos os dados numa planilha com os preços pagos em uma coluna e o total de todas as parcelas indicaria o seu patrimônio. Em seguida lançava todas as notas de compra em outra coluna e por último as vendas do ano. O resultado final indicaria se a empresa teve crescimento, superávit, se permaneceu como no início do ano e podia até apurar prejuízos ou déficit. Lucas, O autor do livro de Atos dos Apóstolos capítulo 6, verso 3, está narrando a instituição dos primeiros diáconos e chama de importante negócio a obra social que aquele grupo administraria na Igreja Primitiva. O apóstolo Paulo na Primeira Carta aos Coríntios está dizendo que os cristãos devem ser reconhecidos como despenseiros (mordomos) de Deus. A função de mordomo de Deus nos faz responsáveis pelo patrimônio de Deus, Responsáveis por todo estoque da despensa de Deus. Somos responsáveis, como mordomos de Deus por toda logística, distribuição arrecadação e destinação de tudo o que pertence à despensa de Deus. Somos responsáveis pela lavoura de Deus e pela construção e manutenção do edifício de Deus. “Tudo o que vem às nossas mãos para fazermos devemos fazer como para o Senhor”, diz a Sua Palavra em Cl. 3.23. A Palavra de Deus é também comparada como um celeiro cheio de sementes que devemos semear a todo instante. Ao chegarmos ao final de um ano com tantas atividades que o Senhor nos atribui penso que é oportuno também fazermos como os comerciantes acima citados, que tanto valorizavam a avaliação de tudo o que fizeram durante o período que se encerrava. Devemos considerar algumas diferenças quando utilizamos essas figuras de linguagem. No “importante negócio” de Deus não é possível fecharmos as portas nenhum minuto para o balanço.          A PRENDENDO COM O ADVENTO DA INFORMÁTICA,  precisamos avaliar todo o nosso desempenho com as nossas “portas abertas”. A obra não pode ser interrompida enquanto fazemos o “balanço”. Por isso precisamos ser fiéis em tudo, mas sem recesso, sem férias e sem sequer diminuir o ritmo. Precisamos pedir a Deus sabedoria para refletirmos sobre tudo o que conseguimos e o que não conseguimos fazer como seus mordomos durante esse ano que termina enquanto mantemos o ritmo de nossas atividades espirituais e eclesiásticas. Não devemos sofrer pelo que não fizemos e não devemos requerer para nós a gloria do que conseguimos fazer, pois a nossa suficiência vem de Deus (2ª. Coríntios 3:5 e 6). Apenas avaliar tudo e buscar no Senhor o seu perdão pelas nossas falhas e a Sua misericórdia para que no próximo ano possamos ser melhores mordomos e despenseiros do Seu importante negócio.

Lutero B. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário