Marcadores

sábado, 20 de outubro de 2012

SERÁS PESCADOR DE HOMENS




SERÁS PESCADOR DE HOMENS – Lc. 5.1-11

__________________________

Como bem narra o texto, havia na região do lago de Cesaréia, ou da galileia, um pescador profissional por nome Simão. Ele mantinha uma empresa, pois Tiago e João, filhos de Zebedeu eram seus sócios. O fato de serem profissionais não queria dizer que tinham o domínio total sobre os peixes, pois esses são imprevisíveis.       Você gosta de pescar, ou já foram pescar algumas vezes? Meu pai, Sr. Levi Pereira de saudosa memória, gostava de pescar nos rios. Ele achava que esses pesqueiros “pesque e pague” Não tinham a menor graça. Para ele os peixes estavam confinados ali naqueles tanques à mercê dos pescadores que podiam escolher qual queriam pegar. Até que, certo dia, conseguimos leva-lo a um grande pesqueiro, mas não era o dia do pescador, e sim do peixe. Como na pescaria de Simão Pedro, Tiago e João naquela noite, os peixes do pesqueiro também não vieram, não fizeram jus à taxa que pagamos. Éramos cinco pescadores e todos nós voltamos para casa “sapateiros”. Curiosamente o Sr. Levi passou a frequentar os pesqueiros conosco e às vezes pegava peixes, às vezes não, como é o risco de qualquer pescaria.

Tenho alguns amigos em Campinas, que às vezes vão pescar em rios distantes e também nem sempre conseguem pegar. Eles saem de Campinas às três horas da manhã e chegam depois das dez da noite. Eu já disse a eles que quando forem podem me chamar. "Podem me chamar do que quiserem: Preguiçoso, velho, desanimado, mas eu não vou mesmo. Se eu for eles vão ter mais trabalho comigo do que diversão".

A grande diferença entre nós e os pescadores do nosso texto é que eles não estavam para brincadeira. Eles eram profissionais; mantinham uma empresa; suas famílias os esperavam todas as manhãs com a mistura para o almoço. Seus clientes os esperavam com a mercadoria para o abastecimento dos mercados, das peixarias, das feiras... Por isso era muito traumático o trabalho improdutivo de uma noite fria em alto mar.

Todos nós, principalmente trabalhadores autônomos, estamos sujeitos a um dia improdutivo, e é realmente desanimador. Um vendedor, num dia de maus negócios trabalha mais do que o normal em busca de resultados. O dia está passando, os negócios não acontecem, o vendedor deixa de ir almoçar tentando realizar um negócio e nada consegue... Ele chega à tarde mais cansado do que o normal sem nenhum sucesso. Foi o que aconteceu com aqueles homens naquela noite.

Mas Jesus apareceu naquele local e naquela hora com um plano diferente para a vida deles. Eles estavam com os seus corações à disposição do Senhor. Obedeceram imediatamente a ordem de lançar a rede já lavada, pronta para a noite seguinte e foram altamente recompensados pela obediência. Nunca haviam apanhado tantos peixes a ponto de encherem dois barcos com um só arremesso. Mas Jesus não aparece por acaso na vida das pessoas. Vejamos algumas transformações que nos acontecem quando Jesus aparece na nossa vida e aconteceram na vida daqueles pescadores:

1ª. TRANSFORMAÇÃO –

A VOLTA DA ALEGRIA

Aqueles homens estavam desolados, desanimados, tristes, decepcionados e tantos outros sentimentos desagradáveis tomavam conta dos seus corações. Uma noite perdida; a família aguardando o fruto do trabalho para o seu sustento; a clientela ávida pela chegada da mercadoria para que também pudessem obter seus lucros. “O que vamos dizer lá em casa”? É nessa hora que Jesus aparece e faz uma reviravolta naquela situação. Jesus, após ensinar-lhes algumas coisas se revela o mais exímio de todos os pescadores e dá-lhes uma lição. Mostra-lhes onde eles deveriam lançar as suas redes. Jesus sabe tudo! Quem o obedece vê as maravilhas acontecendo. Imaginem a felicidade deles ao contemplarem dois barcos carregados de peixes a ponto de quase afundarem com o peso da preciosa mercadoria! Jesus sempre vem para trazer a volta da alegria.

2ª.  TRANSFORMAÇÃO –

A MUDANÇA DOS PROJETOS

Aqueles pescadores estavam acostumados a apanhar os peixes vivos, sadios, perfeitos no seu habitat natural. Peixes que estavam vivendo dentro dos propósitos naturais. Povoando as águas do mar e trazendo equilíbrio à natureza. De repente esses peixes eram capturados e retirados do seu lugar apropriado e algum tempo, não muito depois, morriam, transformando-se em mera mercadoria, em alimento para os homens... Agora aparece Jesus e lhes mostra um novo projeto:      A partir de hoje vocês serão promovidos a pescadores de homens. Homens que, diferentemente desses peixes vivos e sadios, estão mortos em seus delitos e pecados; Vivendo de forma inadequada com o projeto do Criador; Vocês vão resgatá-los e leva-los a nascerem de novo; conhecerem uma nova vida; se transformarem em verdadeiras fontes de água viva a jorrar para a vida eterna. Agora vocês vão ensinar aos homens condenados à morte eterna que Eu, Jesus, vim para que eles tenham vida e vida eterna. Nunca mais morrerão!

3ª. TRANSFORMAÇÃO – 

INVERSÃO DOS VALORES

       Até então a coisa mais valorosa para aqueles homens eram aqueles dois barcos carregados de valiosos e lucrativos peixes. Nunca havia passado pela mente deles algo mais precioso do que uma pesca maravilhosa como aquela. Agora Jesus os chama e lhes ordena abandonar essa maneira de avaliar as coisas. Não há dinheiro ou mercadoria que valha o arrependimento de um pecador.
Para eles comemorarem uma boa pescaria tinham que ver dois barcos carregados de peixes fadados à morte, que lhes renderiam uma boa soma de dinheiro. Bens materiais.  Não podemos dizer que estavam errados, pois eram trabalhadores responsáveis e dedicados. O que queremos mostrar é que Jesus sempre tem um projeto para cada um de nós e esse projeto é sempre melhor do que qualquer outro, porque é o projeto perfeito de Deus. Nem sempre precisamos deixar os nossos projetos, a nossa profissão para servirmos ao Senhor, mas se Ele nos mostrar que devemos fazer isso, quem somos nós para questionar? Nós somos barro em suas mãos, o oleiro é Ele. Nós somos simples servos e Ele é o Senhor. Jesus quer aparecer na vida das pessoas que estão mortas em seus delitos e pecados e nós somos chamados para leva-lo a essas vidas. Precisamos perguntar sempre ao Senhor:   Qual é o seu projeto para mim? Quais são os valores que devo considerar importantes para ser teu servo bom e fiel?
APLICAÇÃO
Jesus apareceu a um paralítico e ele passou a andar; 
Jesus apareceu ao cego e ele passou a ver;
Jesus apareceu à mulher samaritana e a vida dela mudou, bem como a vida de toda aquela cidade...
Jesus nunca aparece por acaso a ninguém; Ele quer ser apresentado aos cativos, aos feridos, aos perdidos para resgatá-los, e nos dá o privilégio que os anjos almejaram, de sermos pescadores de homens para a vida eterna. Se nós não nos colocarmos à Sua disposição para essa obra Ele a fará de outra forma e isso nos custará, possivelmente, o preço pago por aquele servo que recebera um talento e o enterrara. (Mt. 25.24-30). Na hora do acerto de contas ele veio cheio de desculpas: Ah, Senhor; eu sei que és homem severo; ajuntas onde não espalhaste; colhes onde não plantaste; por isso enterrei no chão o talento que me deste. Aqui tens o que é teu. Jesus lhe disse: Servo mal e negligente! Você será jogado nas trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes. Jesus está nos chamando hoje, aqui, agora, com as mesmas palavras com que chamou a Pedro, Tiago e João naquela manhã: VINDE A MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS. 
Diga sim ao Senhor Jesus e seja um servo bom e fiel a partir de Hoje.

Pedro fez isso.

Sim Senhor; Eu deixo tudo em obediência à tua palavra. Essa passagem, em algumas versões tem como título “A PESCA MARAVILHOSA”! Mas para mim a pesca mais maravilhosa de Pedro foi quando num só lançamento de sua nova rede, A Palavra de Deus, ele viu a Igreja do Senhor Nascendo em Jerusalém com a conversão de quase três mil almas. Eu creio que Pedro também considera essa pesca mais maravilhosa que aquela.      Ao invés de dois barcos cheios de peixes morrendo sufocados, três mil homens mortos em seus pecados, renascendo para encher a casa de Deus, dando assim início à Igreja de Jesus.        A continuidade dessa segunda pesca maravilhosa de Pedro está a nossa cargo. Não podemos esquecer disso. Vamos orar agora pedindo a capacitação do Senhor.

Medite comigo:

Jesus está chamando você como chamou a Pedro. Ouça a Sua voz com atenção: “VINDE A MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS”... 

Você está ouvindo? Ouça mais uma vez:

VINDE A MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS”.

Eu peço que agora todos estejam de olhos bem fechados. Ninguém, senão Deus está nos vendo agora.

Aqueles que conseguem ouvir esse chamado do Senhor levante uma das mãos. Continuem de olhos fechados e somente levante uma das mãos. Não precisa vir à frente. Apenas se manifeste levantando uma das mãos. Não apresente desculpas a Deus, pois Ele não as aceita nem nos força, somente nos confia essa tarefa e nos chama:

 VINDE A MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS”!

        Você só tem que se dispor e Ele o fará pescador de homens. A obra é dele. Nós somos apenas servos. Cabe a cada um de nós escolher se queremos ser servos bons e fiéis, ou servos maus e negligentes.

“VINDE A MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS”!

Deus nos abençoe!  

Lutero B. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário