Marcadores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ESUS, A FONTE DE ÁGUA VIVA

JESUS, A FONTE DE ÁGUA VIVAJo. 4.7-14

Vamos relembrar rapidamente e história do homem desde a criação: Deus o criou à sua imagem e semelhança, com o fim de ser glorificado por ele para sempre. O colocou num paraíso e impôs uma condição. Ele desobedeceu e foi expulso do paraíso. Deus promete o Salvador.

CONSEQUÊNCIAS:
A ira de Deus se ascendeu contra o homem.
O pecado fez separação entre o homem e Deus 
Essa separação deixou um grande “vazio” no coração do homem.

Esse “vazio” só pode ser preenchido por Deus quando o homem se arrepender e se reconciliar com Ele.

A reconciliação só é possível através de Jesus, que para isso deu a sua própria vida e é o único mediador entre Deus e os homens.

O “vazio” deixado no coração do homem é a necessidade que ele passou a ter de Deus. Jesus chamou esse “vazio”, essa necessidade de sede espiritual e disse que só ele tem a água que pode saciá-la, sendo Ele mesmo a fonte da água da vida.
Então ele oferece graciosamente essa água a todos os que reconhecem ter essa sede.

Por que Jesus propõe a figura da água para nos fazer entender tão importante ensino?  Por que a água? Uma coisa tão popular, tão barata, ser escolhida como símbolo da ação do Espírito de Cristo em nós? Sabemos que Jesus é o próprio criador da água, “pois todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez”. (Jo. 1.3), e, portanto ele conhece absolutamente todas as características da água, e sendo o maior de todos os mestres elegeu essa figura de si mesmo para nosso melhor entendimento.

Jo. 4.14
 “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.
Essas palavras, Jesus disse a uma mulher samaritana que vinha diáriamente ao poço buscar água. Jesus estava sentado à beira do poço quando a mulher apareceu. Ele, para introduzir um diálogo pediu água à mulher. A mulher indignada retrucou: Como sendo tu um judeu me pedes água a mim que sou samaritana. (Os judeus não se davam com os samaritanos).
[CABE AQUI UMA CONSIDERAÇÃO: SE JESUS TIVESSE IDO À CIDADE PARA COMPRAR ALIMENTO E OS SEUS DISCIPULOS FICADO À BEIRA DO POÇO, A MULHER JAMAIS TERIA OUVIDO AS BOAS NOVAS, POIS JAMAIS UM JUDEU FALARIA COM ELA].
Jesus lhe diz: Se conheceras este que te pede água tu lhe pedirias e ele te daria agua viva. Ela reconheceu que Jesus era o Senhor e creu nele.
Para entendermos essa metáfora precisamos conhecer mais sobre a água como substância natural; suas características físicas, químicas e biológicas. 

As características exclusivas da água podem lembrar perfeitamente algumas características exclusivas de Jesus.  .

1ª. CARACTERÍSTICA - A água é um fluido diferente de todos os demais.


Jesus veio como homem, e nenhum outro homem jamais foi ou será igual a ele;  Fp. 2.9 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.  .
Jesus é o único homem diante do qual todo joelho se dobrará e toda lingua confessará ser o Senhor. Nós podemos negar o senhorio de Jesus durante a vida toda, podemos crer em outros mediadores entre Deus e os homens, mas em algum momento todos estaremos diante do seu trono reconhecendo que só ele é o Senhor, o único salvador e o nosso único intercessor diante de Deus Pai.
At. 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Jesus, mesmo sendo homem, está acima de todos e é diferente de todos os outros homens. Não apenas por ser diferente, mas todas as suas diferenças existem para nosso benefício.
A água é um fluido diferente de todos os demais, Jesus veio como homem, e nenhum outro homem jamais foi ou será igual a ele; 

2ª. CARACTERÍSTICA que justifica a figura usada por Jesus: limpeza:

A água é considerada o solvente universal. Ela é utilizada praticamente em todo serviço de limpeza.

A ação do Espírito de Cristo em nós está intimamente ligada à limpeza:

Hb. 10.22 diz: ”Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza da fé, tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água pura”.

O autor de Hebreus está dando instruções a respeito de como podemos chegar à presença de Deus.

Somente lavados por Jesus podemos entrar, ou estar na presença de Deus Pai. A nossa religião, os nossos rituais, as nossas penitências são inúteis por si só. Somente limpos por Jesus podemos manter comunhão com Deus.
Jesus continua falando da limpeza que só ele pode fazer: Veja o que ele diz em Jo. 15.1-3: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, é cortada (e jogada no fogo) e limpa toda aquela que dá fruto,  para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”.
Jesus, o maior emexplo de humildade, num de seus últimos momentos com os discípulos preparou uma bacia com água e pôs-se a lavar-lhes os pés, pois esse era um costume dos judeus. Pedero ainda não havia entendido por que Jesus estava fazendo aquilo, disse que os seus pés jamais seriam lavados por Jesus. Depois que Jesus expolicou ele passou para o outro extremo. Então Senhor, eu quero mais.  Vejamos: 
Jo. 13.8-10 “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
“Disse-lhe Jesus: Aquele que está limpo não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”. “Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Havia entre eles um traidor. Por isso Jesus diz: “Mas não todos”.
 
Jo. 15.3 “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”.
Jusus limpa até as nossas feridas.

Mt. 8.2-3 “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. “E logo ficou purificado da lepra”.
1Co. 6.8-11 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

E é o que alguns têm sido; mas vós haveis sido lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Por que esses se comportam assim? Porque ainda não foram lavados na fonte de água pura. Ela é oferecida a todos.

Por ser solvente universal e importante nos serviços de limpeza, a água vem simbilozar o poder de Jesus em nos lavar e nos purificar de todos os nossos pecados.

3ª. CARACTERÍSTICA - A água é vida

A água é vida; nenhum ser vivente, vegetal ou animal, pode sobreviver sem água.

Nós também não podemos viver sem Jesus. Quando afirmamos isso nos referimos a viver eternamente. Só Jesus nos dá a vida eterna. Aliás, há uma frase (não bíblica) que diz: 

“VOCÊ ATÉ PODE VIVER SEM JESUS; TERRÍVEL SERÁ MORRER SEM ELE”. O que devemos valorizar é a vida eterna, não a vida terrena. Somente os que receberem Jesus como único e exclusivo salvador herdarão a vida eterna. Será como aquele ramo que estava na videira, porém não deu fruto. Foi cortado e jogado no fogo. Essas são palavras do próprio Jesus, o único que deu a sua vida para nos salvar e ele mesmo é quem nos julgará. Ele mesmo está avisando com antecedência. Como um professor que indica aos alunos o livro ou as matérias que devem estudar para serem aprovados. Jesus está mostrando enquanto é tempo, o caminho da vida eterna.

Jo. 14.6 - Jesus diz: Eu sou caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim”.

 Jo. 4.14 “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna

Jesus é vida! Aleluia!

 
Jo. 3.36 quele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

No inicio dissemos que o pecado nos separou de Deus. Naquele momento a ira de Deus veio sobre nós. Só por meio de Jesus, a água da vida, essa ira de Deus será aplacada. Do contrário, viveremos com sede, e sob a ira de Deus. Mas no seu infinito amor Ele nos considera justificados apartir do momento em que aceitamos o convite do Senhor Jesus: Vem e bebe de graça a minha água.

Não precisamos fazer mais nada. Apenas ouvir o chamado de Jesus e ele nos dará gratuitamente a água viva e viveremos eternamente. Glória a Deus!

4ª. CARACTERÍSTICA – Jesus, em nosso favor, vence as forças contrárias.

A água, ao contrário dos demais fluidos, no desempenho de suas funções na natureza vence a lei da gravidade e em forma de vapor, sobe às alturas formando as nuvens, e por um processo chamado ação capilar ela supera a força da gravidade, sobe desde as raízes até as folhas das árvores, mantendo-as sempre vivas e verdes.

Sl. 1.3. “Bem aventurado O homem que ama a lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Ele será como uma árvore plantada junto à corrente de águas, cujas folhas não murcham e na devida estação dá os seus frutos”.

Somente plantados junto à fonte de águas vivas, que é Jesus, seremos comparados a essa árvore.
Jesus, para socorrer os discípulos de uma tempestade no mar caminhou uma longa distância sobre as águas agitadas, vencendo as ondas gigantescas, os ventos contrários e a lei da gravidade. O texto diz que ao cair da tarde Jesus ainda estava sozinho. Mais ou menos às três horas da manhã ele foi socorrer os discípulos e foi andando sobre as águas como se estivesse em terra firme. Podemos calcular a sua saída aproximadamente nove horas após a saída do barco. Era uma distância consideravelmente longa. Mas Jesus não se submete a nenhum tipo de dificuldade. Ele vence qualquer distância ou força contrária para garantir a nossa segurança.

Mt. 14.26-27 
E os discípulos, vendo-o andando sobre a água, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eunão temais.
Já dissemos que as diferenças entre Jesus, e os demais homens, são para o bem dos sues discípulos, dos seus seguidores. Hoje, nós somos os seus discípulos. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
A água se comporta diferentemente dos demais fluidos a serviço da natureza, vencendo as leis naturais, como a gravidade. Jesus é o único homem que não está sujeito a tais leis. 

Um pobre lavrador estava trabalhando com um machado emprestado e derruba-o no rio. Deus usa um profeta e faz esse machado (ferro) flutuar, resolvendo o problema daquele pobre homem.

2Rs. 6.6-7 E sucedeu que o trabalhador, derrubando uma árvore, o machado caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor, ele era emprestado!

E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o machado.

E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.
  .

Deus, em benefício daquele pobre lavrador ordenou que o machado flutuasse no rio a despeito das forças contrárias da gravidade.



5ª. CARACTERÍSTICA

A água, diferentemente dos demais fluidos, entra em ebulição a 100 oC. Tem altíssima capacidade de absorver calor. Por isso refrigerara o motor do nosso carro. Com essa alta capacidade de absorver o calor ela circula pelo motor refrigerando-o, sendo resfriada pelo radiador, repetindo esse ciclo continuamente, mantendo o motor sempre em temperatura tolerável.

A indústria automobilística ainda desconhece outra substância com essa capacidade de refrigeração. Já existem veículos com direção elétrica, embreagem elétrica, câmbio elétrico, etc. Mas a melhor refrigeração continua sendo pela água.

O sol aquece a superfície dos lagos e dos mares, levantando a brisa refrescante que equilibra a temperatura do ar.

Imagine o Rio de Janeiro no verão a 40 oC sem esse fenômeno da brisa marítima.

Sl. 23.2.3 afirma que “Jesus é o Pastor que nos leva às águas tranquilas e refrigera a nossa alma”,

Na parabola do rico e lázaro, ambos morreram e o rico estava nas trevas do inferno, porém Lazaro estava na glória, no seio de Abraão. O rico sofrendo as tormentas terríveis suplica:

Lc. 16.23-24 “E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”. O rico merrera sem Jesus. O pobre também havia morrido, mas estava salvo. Qual foi a resposta?
“Você viveu regaladamente e não se preocupou com a vida eterna! Agora é tarde demais; Isso está resolvido. Você nunca se importou com as pregações! Nunca aceitou beber da fonte da água viva! Não há mais possibilidade de você se livrar dessas chamas, dessa tormenta. Todo ramo que estando na videira não der frutos será cortado e jogado no fôgo para toda a eternidade. É neccessário que bebamos da água da vida enquanto estamos aqui. Após a morte não há mais o que fazer. Você viveu sem Jesus. Esse é o terrivel resultado da vida da quele que não vive plantado junto à corrente de águas vivas”.
A água é diferente também nas suas várias mudanças de estado: líquido, sólido e gasoso.
A água passa para o estado sólido (congelamento) à temperatura de 0oC, e à medida em que essa temperatura abaixa, ela, ao contrário de todos os outros corpos, se expande ficando mais leve, flutuando sobre a porção líquida. Qualquer outro tipo de pedra afundaria, mas a pedra de gelo, que é água, flutua. Na estação fria as águas dos oceanos chegam a congelar. Se o gelo afundasse poderia congelar todo o oceano e todos os lagos, tornando impossível a vida sub marina, sub aquática. Nenhum ser animal ou vegetal pode viver congelado. Todos os mares se tornariam um ”mar morto”. Mas Graças ao engenhoso projeto de Deus, o Ice Berg, por mais espesso que seja nunca atinge as profundezas do oceano. A vida continua sob o gelo.

Jesus cuida de nós nos momentos em que a nossa vida é ameaçada por qualquer problema, nos trazendo o risco de afundarmos nas nossas lutas e nas ameaças diárias.

Jesus conhece infinitamente mais do que nós esse liquido tão importante que compõe 75% do nosso corpo e 60% do nosso sangue. Se água seguisse os comportamentos naturais o nosso sangue poderia ferver ou congelar dependendo do clima. A acetona, por exemplo, entra em ebulição a 34,6 oC. O éter a 56 oC. Há muitos elementos químicos que entram em ebulição a temperaturas muito mais baixas do que esse dois.

De fato, Jesus, como o maior de todos os mestres escolheu com muita sabedoria essa figura para ilustrar a ação do seu Espírito sobre a nossa vida. Gloria a Deus por isso!

Diz uma frase popular que “o pior cego é o que não quer ver”. Eu diria que “o pior sedento é o que não percebe que tem sede”. Todo ser humano necessita de Deus, ou na linguagem de Jesus, toda a humanidade está sedenta da água viva. O problema é que nem todos sabem que têm essa sede, muito menos que Jesus oferece de graça a água indispensável para a vida eterna. Isso pode acontecer conosco quando vamos ao medico. Comigo aconteceu assim: Num exame médico para me empregar numa empresa eu descobri que era hipertenso. Eu não sabia disso. Não tinha sintomas da doença, quando menos esperava fiquei sabendo que tinha uma doença que sem os devidos cuidados poderia ser fatal. Desde aquela época, quarenta anos atrás até hoje eu tomo medicamentos para controlar a minha pressão arterial.

 Repito: “o pior sedento é o que não percebe que tem sede”.

Você é um ramo da videira, que é Jesus? Nenhum ramo pode produzir frutos, sem a água que vem do tronco. O ramo que passar por essa vida nessas condições será cortado e jogado no fogo. Foi o caso que vimos ha pouco, daquele rico que suplicava pelo menos a ponta do dedo de Lázaro molhada na água para refrescar a sua língua, pois estava em grande tormenta. Viveu abraçado em seus prazeres e à sua vida luxuosa, achando que isso nunca se acabaria. 

Agora era tarde. Ele estava no fogo eterno, no inferno.

CONCLUINDO QUERO FAZER ALGUMAS COLOCAÇÕES:

Você tem sede? Você já percebeu que tem essa sede? Já experimentou da água da vida? Já sabe onde você passará a eternidade?

Jesus disse à mulher samaritana:

Jo. 4.14 “
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna

Só Jesus pode nos salvar. Só Jesus deu a sua vida por nós. Sem Jesus nunca chegaremos à vida eterna.

Em Jo. 7.38 ele afirma: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Você não pode deixar para amanhã. Você não sabe o dia e a hora em que estaremos diante do trono de Jesus para prestarmos contas a Ele. Essa é a coisa mais séria da sua vida e ao mesmo tempo tão fácil. É só abrir a porta do seu coração e reconhecer que tem sede da água viva.

O Salmo 37.5 diz assim: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará”. Não é fácil?

Ele está falando ao seu coração todas essas coisas.

Em Hb. 4.7 ele adverte: Hoje, se ouvirdes a minha voz, não endureçais os vossos corações.

Jesus, a fonte única da vida eterna está dizendo a você aqui e agora:
           
Em Ap. 3.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo.

Ainda em Ap. 21.6 ele diz: Eu, a quem quer que tenha sede darei de graça da fonte da água da vida. Mc. 16.16 diz: Quem crer e for batizado [“com a minha água” (grifo meu)] será salvo, porém quem não crer será condenado.


Que Deus, no Seu infinito amor tenha misericórdia de nós.

Lutero B. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário